Capa da primeira edição (1965) |
Coleção Duna
Duna é um romance de ficção científica escrito por Frank Herbert e publicado em 1965. É considerada uma das maiores obras de ficção científica de todos os tempos. Duna ganhou os prêmios Hugo e Nebula no ano de sua publicação. O romance rendeu ainda uma série de mais cinco livros escritos por Herbert e inspirou um filme dirigido por David Lynch, duas mini-séries de televisão realizadas pelo Sci Fi Channel, jogos eletrônicos e uma série de prequels co-escritas por Brian Herbert, o filho do autor, e Kevin J. Anderson.
Frank Herbert fez uma grande inovação em Duna ao utilizar elementos filosóficos, religiosos e psicológicos, que eram até então raramente usados na ficção científica. Além desses temas, Duna trata também de ecologia e biologia. O ambiente de Duna é notável por não possuir computadores, já que a religião do Império proíbe o uso de máquinas pensantes, temendo que estas possam destruir a humanidade. Todo o trabalho de cálculos complicados é feito pelos Mentats, homens treinados desde a infância para usarem suas mentes como computadores.
Crônicas de Duna 1 - Duna
Duna se passa em um futuro distante no meio de um império intergaláctico feudal em expansão, onde feudos planetários são controlados por Casas nobres que devem aliança à imperial Casa Corrino. O livro conta a história do jovem Paul Atreides, herdeiro do Duque Leto Atreides e da respectiva Casa Atreides, na ocasião da transferência de sua família para o planeta Arrakis, a única fonte no universo da especiaria melange. Em uma história que explora as complexas interações entre politica, religião, ecologia, tecnologia e emoções humanas, o destino de Paul, sua família, seu novo planeta e seus habitantes nativos, assim como o destino do Imperador Padishah, da poderosa Corporação Espacial e da misteriosa ordem feminina das Bene Gesserit, acabam todos interligados em um confronto que mudará o curso da humanidade.
Crônicas de Duna 2 - O Messias de Duna
Segundo volume da série iniciada por Duna, esta narrativa se concentra no plano psicológico. Paul Atreides, o messias, é atormentado por dúvidas e visões, submetido à chantagem dos que dele querem arrancar concessões políticas em troca da ressurreição de sua amada, e vê no futuro a morte dos filhos e a loucura sanguinária da Jihad - a guerra santa em nome da qual se mata e destrói.
Crônicas de Duna 3 - Os Filhos de Duna
No Livro, terceiro volume da série Duna e um dos cinco ja publicados na Saga Galatica do autor, o planeta deserto começa a transformar-se num oásis de vegetacao luxuriante. Os gêmeos reais, agora com nove anos, estão sendo criados como messias.
Crônicas de Duna 4 - O Imperador-Deus de Duna
Acompanhando os diários de Leto II, imperador-deus de Duna e filho de Paul Muad´Dib, assistimos às disputas militares, políticas e religiosas que marcaram a sua época. Leto é, acima de tudo, obcecado pela idéia de divindade ou domínio do tempo. Sua verdadeira e decisiva batalha é travada no campo da consciência e da persuasão; e ele deve escolher entre comandar o futuro e o passado por meio do fogo ou da palavra.
Crônicas de Duna 5 - Os Hereges de Duna
Dando continuidade à grande saga de Duna, neste quinto livro, Frank Herbert traz para o centro da cena a irmandade Bene Gesserit, que exerce estranhos poderes sobre os seres humanos. Utilizando-se destes poderes para solucionar problemas de ordem política e religiosa e na sua luta pelo poder, a irmandade cria uma série de conflitos que se desenrolam em meio ao caos e à fome de um planeta árido.
Crônicas de Duna 6 - As Herdeiras de Duna
Sexto e último volume da série Duna, é a história da irmandade de mulheres conhecida como Bene Gesserit, que herdou o poder no planeta Duna, tornando-o sua sede. Depois de colonizar um mundo verdejante, a irmandade está transformando o planeta em um imenso deserto, onde se desenvolvem vermes imprescindíveis para a fabricação de mélange, especiaria que prolonga a vida e acentua os poderes psíquicos das mulheres do grupo.
Duna - A casa Atreídes (1999)
Os Prelúdios de Duna narram os eventos que ocorrem algumas décadas antes dos eventos ocorridos em Duna e que marcam a ascensão de Paul Atreides. Nesta trilogia iremos conhecer a juventude de Leto Atreides, pai de Paul Atreides e o desenrolar das conspirações Corrino - Harkonnen para a queda da casa Atreides. A Casa Atreides é um romance de ficção científica escrito por Brian Herbert e Kevin J. Anderson. Situado cerca de 35 anos antes dos acontecimentos de Duna, a narrativa apresenta em detalhes a origem dos personagens principais da série, focando sua história na Casa Atreides, onde um jovem Leto Atreides está se preparando para herdar o poder após a morte de seu o pai da Paulus. Seus esforços para proteger seus amigos e protegidos Kailea e Rhombur Vernius herdeiros do Vernius, Casa especializada em tecnologia de ponta e baseados em Ix, fugitivos da ocupação de seu planeta pelas tropas Sardaukar e pelos Bene Tleilax e que se vê envolvido nas intrigas do Império e nas intrigas da Casa Harkonnen.
Os Prelúdios de Duna narram os eventos que ocorrem algumas décadas antes dos eventos ocorridos em Duna e que marcam a ascensão de Paul Atreides. Nesta trilogia iremos conhecer a juventude de Leto Atreides, pai de Paul Atreides e o desenrolar das conspirações Corrino Harkonnen para a queda da casa Atreides. A Casa Atreides é um romance de ficção científica escrito por Brian Herbert e Kevin J. Anderson. Situado cerca de 35 anos antes dos acontecimentos de Duna, a narrativa apresenta em detalhes a origem dos personagens principais da série, focando sua história na Casa Atreides, onde um jovem Leto Atreides está se preparando para herdar o poder após a morte de seu o pai da Paulus. Seus esforços para proteger seus amigos e protegidos Kailea e Rhombur Vernius herdeiros do Vernius, Casa especializada em tecnologia de ponta e baseados em Ix, fugitivos da ocupação de seu planeta pelas tropas Sardaukar e pelos Bene Tleilax e que se vê envolvido nas intrigas do Império e nas intrigas da Casa Harkonnen.
Após a morte de Serena Butler o Jihad entra na sua fase mais sangrenta e os mundos sincronizados são libertados um a um. Porém, Omnius, já cercado no último planeta sincronizado, liberta uma praga que dizima os humanos planeta após planeta. É neste capítulo que o Universo conhecido em Duna começa a se formar, nomeadamente a dependência da especiaria melange, as grandes escolas e os grandes tabus sobre a inteligência artificial.
Duna - O Jihad Butleriana (2002)
Parte dos planetas conhecidos como mundos sincronizados estão dominados pelas máquinas pensantes, e os humanos estão escravizados. Existem os planetas da Liga onde os humanos ainda têm liberdade e se defendem contra o avanço das máquinas. Inicia-se uma guerra santa a partir de Serena Butler, capturada em Giedi Prime e mantida prisioneira por Erasmus, a maquina pensante independente, na Terra.
Duas décadas após os eventos de A Jihad Butleriana, a guerra continua indefinida. Os Cymeks liderados por Agamemnon têm planos de recuperar o poder que Omnius tirou. Aurelius Venport e Norma Cenva estão prestes a descobrir uma maneira de viajar instantaneamente para qualquer lugar no galaxia através da dobra do espaço. Selim, o cavaleiro de vermes, e seu bando chegam ao planeta Arrakis e tornam-se uma força conhecida como Fremen.
A saga Duna original, escrita por Frank Herbert, consiste em seis títulos que são clássicos da ficção científica, porém está saga é incompleta. Em AS HERDEIRAS DE DUNA, o último livro escrito por Frank Herbert, deixou muitas pontas soltas e perguntas no final. O autor esperava fechar a história, quando a morte o surpreendeu.
Depois de duas trilogias: o prelúdio de Duna e as Lendas de Duna, agora vem o que foi o mais difícil desafio para os escritores Brian Herbert e Kevin J. Anderson: escrever o final desta maravilhosa saga, que deveria ter sido o sétimo e último livro de Duna, a partir das notas e os projetos que deixou Frank Herbert. Caçadores de Duna é o primeiro de dois livros que vem para fechar a série mítica e fascinante original de Frank Herbert. Caçadores de Duna (Hunters of Dune) recupera os temas explorados em O IMPERADOR-DEUS DE DUNA, OS HEREGES DE DUNA e, AS HERDEIRAS DE DUNA.
A saga Duna original, escrita por Frank Herbert, consiste em seis títulos que são clássicos da ficção científica, porém está saga é incompleta. Em AS HERDEIRAS DE DUNA, o último livro escrito por Frank Herbert, deixou muitas pontas soltas e perguntas no final. O autor esperava fechar a história, quando a morte o surpreendeu. Depois de duas trilogias: o prelúdio de Duna e as Lendas de Duna, agora vem o que foi o mais difícil desafio para os escritores Brian Herbert e Kevin J. Anderson: escrever o final desta maravilhosa saga, que deveria ter sido o sétimo e último livro de Duna, a partir das notas e os projetos que deixou Frank Herbert. Os Vermes da areia de Duna é o segundo de dois livros que vem para fechar a série mítica e fascinante original de Frank Herbert.
--------------------------------
A saga de Duna não termina aqui, outros livros foram lançados e eu ainda não os tenho e assim que consegui achá-los, serão devidamente postados aqui.
Algumas curiosidades: O Iron Maiden fez uma música inspirada no livro, intitulada To Tame a Land, do álbum Piece of Mind, lançado em 1983. Uma curiosidade, é que a música era pra levar o nome do livro, porém Frank Herbert proibiu. Apesar disso, na Itália e no Canadá a música saiu com o nome de Dune. A banda Blind Guardian também aborda a história na canção Traveler in Time do álbum Tales from the Twilight World. A cantora eletrônica Grimes fez um álbum inspirado no livro, com o nome "Geidi Primes".
Iron Maiden: To Tame a Land
Blind Guardian: Traveler in Time
Grimes: Geide Primes (Full Album)
1 comentários:
gracias, master...
viana
Postar um comentário