• A sua árvore de conhecimento e cultura

    O Rio - Uma viagem de volta à fonte do HIV e AIDS



    Título no Brasil(Original): Não Lançado no Brasil (The River - A journey back to the source of HIV and AIDS)
    Autor: Edward Hooper
    Editora: Penguin Press
    Páginas: 1.070
    Ano: 1999



    Este talvez seja o livro mais importante que li em toda minha vida, pois simplesmente levanta uma dúvida - e aponta respostas - sobre o surgimento da epidemia de AIDS no mundo, com destaque e importância no Continente Africano.

    Antes de começar a dissertar minhas opiniões sobre o livro, preciso fazer algumas explicações e definições:

    1. Pandemia: s. f. Epidemia generalizada.

    2. Zoofilia: atração ou envolvimento sexual de humanos com animais de outras espécies.

    3. Omofagia: s. f. hábito de comer carne crua.

    4. Disseminação: v. tr. dir. 1 Semear ou espalhar por muitas partes. 2 Difundir, propagar. Pron. 3 Dispersar-se, espalhar-se.

    5. Contaminação: v. 1. Tr. dir. Med. Infeccionar por contato; contagiar. 2. Tr. dir. Corromper, viciar.

    Explicações feitas, vamos lá:

    Existem inúmeras teorias para a origem da AIDS na raça humana, que vão da ingestão de carne crua de macacos contaminados a até a bizarra relação sexual entre humanos e macacos.Como não existe um consenso geral e universal sobre a origem, os teóricos do apocalipse surgem a cada dia com uma nova e "revolucionária" origem.

    Recentemente (link) os pesquisadores chegaram ao consenso de que a pandemia teve seu início de disseminação e não de contaminação - QUE FIQUE BEM CLARO - no continente africano, mais especificamente no Congo.

    O livro é divido em oito capítulos e em cada um o autor aborda uma forma de como o vírus possa ter surgido ou disseminado.

    O autor traça algumas suposições do surgimento do vírus como um "misterioso micróbio" as evidências iniciais da doença no continente norte americano na década de 1970-80 e até mesmo o surgimento dos boatos dela ser uma doença que apenas atacava homossexuais.

    Após traçar toda a história da doença nas décadas de 1970-80, Edward Hooper iniciou sua teoria da origem da epidemia na África decorrente da vacinação contra a poliomielite, que foi amplamente pesquisa no continente africano por décadas, mas sem nenhum resultado realmente satisfatório.

    Um egípcio que representa uma
    vítima da pólio. 18ª Dinastia
    (1403–1365 CC)
    Iniciada sua teoria, o autor desempenhou um trabalho hercúleo na busca de provas que sustentassem sua teoria. E ele achou várias!

    Como o autor foi correspondente na África pela BBC e como oficial da ONU, ficou fácil seu acesso aos meandros nebulosos da pesquisa comandada pelo pesquisador Hilary Koprowski na República Democrática do Congo, que na época era conhecido como Congo Belga (1908-1960), por ser um território da Bélgica.

    Rara fotografia de Roosevelt
    em uma cadeira de rodas.
    Aqui vale um breve histórico da corrida para a cura da poliomielite ou pólio ou paralisia infantil: A pólio é uma doença extremamente antiga. Há relatos egípcios que datam de 1403-1365 AC de pessoas com deformidades decorrentes da doença. E desde então os relatos se propagaram em todos os continentes. Uma das pessoas mais conhecidas por ter sido vítima da doença foi o presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt.

    Historicamente, a corrida para encontrar uma vacina para pólio sempre foi recheada de controvérsias e polêmicas. Todas as polêmicas envolvem trabalho não muito corretos eticamente ou de contaminação das vacinas.

    Macaco rhesus
    Bom, no decorrer de sua pesquisa, Edward Hooper encontrou funcionários do antigo laboratório utilizado pelo Dr. Koprowski e nas entrevistas os funcionários falaram que por ordem do Dr. Koprowski comunidades inteiras de macacos (especificamente o macaco rhesus) deverias ser mortas e os rins retirados, pois nas células renais o vírus da pólio se reproduzia muito mais rápido que nas soluções tradicionais utilizadas na época.

    Aí que o perigo fez a festa!
    Não havia nenhuma avaliação nas células renais, ou seja, se houvesse alguma doença nativa ou adquirida pelo macaco as mesmas não eram detectadas e várias vacinas preliminares foram criadas. Descobriu-se na década de 1960 que as vacinas eram contaminadas com um vírus chamado SV40 que podia causar tumores, cancros e linfomas.

    Porém a grande descoberta de Hooper foi justamente que as vacinas contaminas eram administradas em vilarejos, com auxílio do exército belga e todos os que se negavam a receber as vacinas (que eram injetáveis) eram espancados e até mortos para servir de exemplo aos demais.

    Sabendo disso, Hooper formulou a seguinte hipótese: se as células renais não eram avaliadas, havia a possibilidade do vírus HIV, que um vírus nativo dos macacos de modo geral, ter contaminado alguma vacina preliminar?

    Com essa hipótese em mente, ele criou uma equação: as entrevistas que relatavam a falta de cuidado por parte do Dr. Koprowski + um mapa da ONU que mostrava o histórico de disseminação da AIDS no continente africano + um mapa com a disseminação das AIDS em território congolês + a sua hipotese.

    O resultado dessa equação apontava para uma carta que o próprio Koprowski mandou para Albert Sabin com uma amostra de uma vacina que o primeiro apontava como definitiva. Como resposta, Sabin mandou uma resposta dizendo que a vacina não era estável e que perderia sua eficácia muito rapidamente e que estava contaminada com um vírus que chamou de "Vírus X".

    Edward Hooper suspeitou que esse vírus era o vírus da HIV e descobriu que uam amostrada vacina desenvolvida por Koprowski ainda existia nas laboratórios de uma universidade inglesa. Quando Hooper tentou ver a amostra e explicou sua suspeita, a amostra providencialmente desapareceu.

    A partir desse ponto, médicos, laboratoristas e profissionais da área médica começar a boicotar a pesquisa de Hooper, que sofreu o golpe mais abertamente declarado em um evento sobre a pesquisa da AIDS que foi gentilmente convidado para expor sua pesquisa e conclusões (que apontavam Koprowski como um dos responsáveis pela disseminação da AIDS no continente africano). Durante o evento, o microfone de Hooper foi desligado e como o mesmo continuou a fala mesmo sem o microfone, a energia do auditório foi desligada tornando a permanência no recinto impossível.

    Anos depois, um documentário feito por belgas traçou os passos de Hooper no território congolês, encontrou diversos funcionários dos laboratórios que foram entrevistados por Hooper e ainda encontrou as estruturas abandonadas dos laboratórios.

    Edward Hooper apresentou a mais plausível origem do surgimento e disseminação da AIDS além de mostras provas e indicar locais.

    As descobertas de Hooper foram parcialmente confirmadas por pesquisadores que indicam o Rio Congo como a provável rota de disseminação da doença, devido a alta atividade comercial que teve e tem até hoje.

    Quem puder leia o livro e assim que eu encontrar o documentário postarei aqui.

    0 comentários:

     

    Missão

    Nossa missão é expor nossas idéias e opiniões sobre livros, filmes e tudo o mais que acharmos "interessante" para você: Leitor.
    Iremos fazer isso de forma honesta e sincera, sem textos pré-formatados ou amarrados à "política da boa vizinhança.".
    Este é um site formado por pessoas iguais a vocês (Leitor) e que querem compartilhar suas opiniões com o mundo.

    Postagens Populares