Alfredo Bosi - História concisa da Literatura Brasileira | 1 Mb | Epub | Mega
Em nova edição totalmente revisada e atualizada pelo autor, a Cultrix volta a apresentar ao público universitário esta obra por ele consagrada, desde que veio a lume em 1970, como a melhor no seu gênero.
Dividida em oito partes, respectivamente dedicadas à condição colonial, ao Barroco, à Arcádia e Ilustração, ao Romantismo, ao Pré-Modernismo e Modernismo e as tendências contemporâneas, a História Concisa da Literatura Brasileira dá, de cada um desses momentos, uma apreciação de suas tendências diferenciais, estudando a seguir os seus autores principais, acerca dos quais proporciona ao leitor dados de ordem bibliográfica além de uma avaliação critica. É obra que se recomenda sobretudo à atenção de professores e estudantes de Literatura Brasileira, quer em nível de graduação quer de pós-graduação.
Sobre o Autor:
Sétimo ocupante da Cadeira nº 12, eleito em 20 de março de 2003, na sucessão de Dom Lucas Moreira Neves e recebido em 30 de setembro de 2003 pelo acadêmico Eduardo Portella. Alfredo Bosi nasceu em São Paulo (SP), em 26 de agosto de 1936. É casado com a psicóloga social, escritora e professora do Instituto de Psicologia da USP, Ecléa Bosi, com quem tem dois filhos: Viviana e José Alfredo.
Descendente de italianos, logo depois de se formar em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), em 1960, recebeu uma bolsa de estudos na Itália e ficou um ano letivo em Florença. De volta ao Brasil, assumiu os cursos de língua e literatura italiana na USP. Embora professor de literatura italiana, Bosi sempre teve grande interesse pela literatura brasileira, o que o levou a escrever os livros Pré-Modernismo (1966) e História Concisa da Literatura Brasileira (1970).
Alfredo Bosi é professor emérito da Universidade de São Paulo, crítico e historiador da literatura brasileira.
0 comentários:
Postar um comentário